Ícone do site Radio Shiga

Zelenskyy apela à União Européia por armas e adesão

Zelenskyy apela à União Européia por armas e adesão

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, diz que, ao defender seu país, ele está defendendo o “modo de vida europeu”. Ele tem se esforçado para conseguir armas mais avançadas e diz que alguns países podem estar prontos para enviar caças. E ele renovou seu apelo para juntar-se às UE.

Zelenskyy fez visitas surpresa a Londres e Paris antes de desembarcar em Bruxelas, na sede da União Européia, na quinta-feira (9). Ele disse aos legisladores que a Ucrânia está ganhando a guerra e merece tornar-se um membro de seu bloco.

Zelenskyy disse: “Europa, estamos nos defendendo contra a maior força antieuropéia do mundo moderno. Estamos nos defendendo, nós ucranianos no campo de batalha junto com vocês”.

Os líderes da UE aceitaram a Ucrânia como um candidato a membro. Entretanto, eles não se comprometeram com “prazos rígidos”.

Eles se comprometeram com outra rodada de sanções contra a Rússia no final deste mês, para coincidir com o aniversário da invasão. Mas o Presidente Vladimir Putin disse na quinta-feira (9), que a economia resistiu a essas sanções, e ele prevê um crescimento modesto.

Putin disse: “Alguém deve ter pensado que tudo iria ruir e desmoronar aqui na Rússia. Nada do tipo está acontecendo”.

Putin acrescentou que os russos não começaram os combates, mas, ao contrário, estão tentando “pôr um fim” a isso. Seu porta-voz criticou os líderes europeus pela escalada das tensões. Ele disse que a linha entre o envolvimento indireto e direto está “desaparecendo gradualmente”.

Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
Sair da versão mobile