Ícone do site Radio Shiga

Terremotos na Turquia causaram uma deformidade incomum na crosta dizem pesquisadores

Terremotos na Turquia causaram uma deformidade incomum na crosta dizem pesquisadores

Uma instituição japonesa de levantamento topográfico diz que dois grandes terremotos que abalaram a Turquia e a Síria na segunda-feira (6), causaram deformações da crosta nas áreas afetadas, com um de mais de 2 metros de comprimento.

A Autoridade de Informação Geo-espacial do Japão analisou os dados de radar coletados na quarta-feira (8), pelo Advanced Land Observing Satellite-2, também conhecido como Daichi-2.

A instituição diz ter confirmado deformações de crosta de pelo menos 10 centímetros em toda a região afetada, particularmente em áreas próximas aos epicentros na Turquia.

O grupo diz ter encontrado deformações de até 1 metro perto da Falha da Anatólia Oriental. A falha fica a cerca de 50 quilômetros a nordeste do epicentro do primeiro terremoto, que teve uma magnitude de 7,8.

A instituição diz ter descoberto uma deformação de 2 metros ou mais perto do epicentro do segundo terremoto. O terremoto de magnitude 7,5 ocorreu mais de nove horas após o primeiro. Ela diz que a deformação ocorreu ao longo de uma falha ativa próxima ao epicentro.

A instituição acredita que as falhas ativas se deslocaram perto da superfície durante os terremotos, provocando abalos violentos.

Munekane Hiroshi, do Centro de Pesquisa Geográfica e Dinâmica Crustal, da instituição diz que há mais deformações e que elas estão espalhadas mais amplamente do que o típico para terremotos no interior. Ele diz que é por isso que houve danos tão extensos.

Ele acrescenta que a análise abrange apenas parte das regiões afetadas e que a instituição ampliará seu escopo para pintar um quadro mais completo das deformações da crosta.

Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
Sair da versão mobile