Taiwan encontra vestígios de balão meteorológico chinês em ilha remota
Os militares de Taiwan dizem ter encontrado os destroços de um suposto balão meteorológico chinês em uma ilha remota, efetivamente controlada por Taiwan.
Oficiais do Exército dizem que suas forças, na ilha Dongyin, viram um objeto não identificado cair do céu e descobriram restos de um balão em um campo de tiro, no final da manhã de quinta-feira (16). A ilha fica perto da província costeira do sudeste da China, em Fujian.
O exército diz que a esfera tem cerca de 1 metro de diâmetro, com uma caixa de instrumentos com os caracteres chineses simplificados de “instrumento meteorológico” e o nome de uma empresa. A China usa, principalmente, letras chinesas simplificadas, enquanto Taiwan usa caracteres tradicionais.
O exército diz que uma investigação inicial concluiu que os restos encontrados são de um balão meteorológico. Diz que os departamentos relevantes realizarão uma análise mais aprofundada.
O exército diz que não divulgará fotografias ou qualquer outra informação enquanto a análise estiver em andamento.
Os balões haviam sido avistados em Taiwan e nas proximidades antes do incidente.
O Ministério da Defesa de Taiwan diz que nenhum deles representou uma ameaça à segurança. Diz que se um balão é considerado uma grande ameaça, os militares tomarão medidas, tais como abatê-lo.
- Experiência sensorial: café brasileiro encanta no Japão na EXPO 2025 - 7 de agosto de 2025 5:43 am
- Chuvas causam deslizamentos e deixam mortos na Índia - 7 de agosto de 2025 3:29 am
- Onda de calor no Japão atinge 41,4°C e alerta para chuvas - 7 de agosto de 2025 3:24 am