Segundo ‘balão espião’ da China é identificado pelos EUA
Os Estados Unidos (EUA) afirmaram nesta sexta-feira, 3, que um segundo “balão espião” chinês sobrevoa o espaço aérea da América Latina. O caso ocorre um dia depois do país norte-americano detectar um objeto semelhante no céu do estado de Montana – local onde há bases de mísseis nucleares dos EUA.
A descoberta dos “balões espiões” levou o secretário de Estado americano, Antony Blinken, a adiar sua viagem, que já estava prevista ao país comunista.
Blinken declarou às autoridades chinesas que o ocorrido é “um ato de irresponsabilidade e uma violação clara da soberania americana e do direito internacional, que mina o propósito da viagem”.
A confirmação da existência de um segundo objeto voador veio por meio do porta-voz do Departamento de Defesa, Pat Ryder. “Observamos relatos de um balão transitando pela América Latina. Avaliamos agora que é um outro balão de vigilância chinês”, informou Ryder, sem especificar a localização do voo.
A China, por sua vez, disse que se trata de um “dirigível” para fins meteorológicos civis e científicos e lamentou que o balão tenha “se desviado acidentalmente” para o espaço aéreo dos EUA.
- Festival de guizos de porcelana encanta em Saga - 18 de junho de 2025 8:11 am
- Taiwan testa drones marítimos em evento tecnológico - 18 de junho de 2025 8:06 am
- Japão descarta risco de tsunami após erupção na Indonésia - 18 de junho de 2025 8:00 am