Secretário de justiça filipino acredita na transferência única de todos os suspeitos japoneses
O Secretário de Justiça das Filipinas, Jesus Crispin Remulla, diz estar confiante de que todos os quatro japoneses, que supostamente estão ligados a assaltos em série no Japão, serão deportados até a data prevista.
Os quatro homens estão, atualmente, detidos em uma instalação de controle de imigração nas Filipinas.
Na segunda-feira (30), funcionários da polícia japonesa pediram formalmente às autoridades filipinas que entregassem os homens, com base nos mandados de prisão obtidos pelos suspeitos de golpes telefônicos que realizaram anteriormente no Japão.
Remulla disse que conversou com um funcionário da embaixada japonesa por telefone na quarta-feira (1), e confirmou que eles terão como objetivo a extradição dos quatro de uma só vez.
Ele disse que não pode indicar a data da entrega planejada, mas está confiante de que os quatro homens serão deportados até a data prevista.
Ele enfatizou que as conversações finais estão em andamento, de modo que a transferência será materializada quando o Presidente Ferdinand Marcos Jr. visitar o Japão, a partir da próxima quarta-feira.
Três dos quatro suspeitos estão, atualmente, envolvidos em processos judiciais de diferentes casos criminais nas Filipinas. O departamento de justiça do país diz que não pode entregá-los ao Japão, a menos que os processos judiciais sejam arquivados nas Filipinas.
O porta-voz do departamento diz que um total de três audiências judiciais devem ser realizadas em relação aos casos na quinta e sexta-feira. Todas as atenções estão voltadas para o julgamento que o tribunal do país fará.
- População estrangeira cresce na maioria das cidades do Japão - 25 de dezembro de 2025 6:44 am
- Tailândia e Camboja retomam diálogo por cessar-fogo - 25 de dezembro de 2025 6:30 am
- Explosão em Moscou mata dois policiais e um suspeito - 25 de dezembro de 2025 6:26 am

