Rússia perdeu metade de seus melhores tanques na invasão da Ucrânia, diz Reino Unido
Um grupo de pesquisa britânico afirma que a Rússia perdeu cerca da metade de seus melhores tanques no último ano, desde que invadiu a Ucrânia, devido a uma estratégia baseada em um entendimento deficiente de suas forças armadas.
O Instituto Internacional de Estudos Estratégicos divulgou seu relatório de Balanço Militar na quarta-feira (15).
Ele diz que as forças russas demonstraram padrões mais baixos de competência tática, comando, liderança e logística do que suas congêneres ucranianas.
O relatório aponta que a Rússia perdeu cerca da metade de sua frota de modernos tanques T-72, forçando-a a usar modelos mais antigos, da era soviética.
Diz também que o naufrágio do navio Moskva, da frota russa do Mar Negro, juntamente com a perda dos modernos caças e helicópteros, colocaram a marinha e a força aérea russa em uma situação desfavorável.
Sobre os gastos com a defesa em 2022, o instituto diz que os Estados Unidos encabeçaram a lista com 766,6 bilhões de dólares, constituindo quase 40% do total global.
A China ficou em segundo lugar, com 242,4 bilhões de dólares. Este foi um aumento nominal de 7% em relação ao ano anterior e o maior aumento anual em termos absolutos. O grupo de reflexão diz que a modernização das forças armadas da China é uma preocupação para os EUA, a longo prazo.
- Rússia critica ameaça dos EUA a Índia por compra de petróleo russo - 6 de agosto de 2025 8:48 am
- Funcionários da TSMC são presos por roubo de segredos de chips - 6 de agosto de 2025 8:20 am
- Hiroshima relembra vítimas da bomba atômica, 80 anos depois - 6 de agosto de 2025 8:13 am