Rebeldes Papua indonésios liberam imagens do piloto sequestrado da Nova Zelândia
Um grupo separatista, na região de Papua, na Indonésia liberou imagens de um piloto neozelandês que foi sequestrado há mais de uma semana.
Membros do Exército de Libertação Nacional da Papua Ocidental dizem que libertarão o refém se o governo indonésio conceder independência à região.
O grupo enfrenta o governo há décadas.
Os rebeldes raptaram o piloto, Philip Mehrtens, da companhia aérea local Susi Air, e cinco passageiros em um aeroporto na província de Papua, na semana passada.
A mídia diz que os passageiros já foram libertados porque são Papuan. Os militares e a polícia estão procurando a localização do piloto.
Em um vídeo divulgado na terça-feira (14), o piloto pode ser visto dizendo que ele seria baleado se soldados e policiais indonésios se aproximassem de sua localização.
Mas o governo afirma que a região é parte da Indonésia. O ministro de Segurança disse que defenderá a soberania do país e erradicará todos os movimentos que a ameaçam.
A região foi colocada sob controle indonésio em 1969. Mas os residentes locais estavam divididos sobre se deveriam ou não se juntar à Indonésia. O conflito se agravou nos últimos anos entre os combatentes pró-independência e o governo.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















