Parlamento da Coréia do Sul vota a favor do impeachment de ministro sobre o desastre do Halloween em Itaewon
O parlamento da Coréia do Sul votou a favor do impeachment do ministro do Interior e da Segurança durante o tulmulto do Halloween do ano passado, quando um número excessivo de pessoas se reuniu no distrito de Itaewon, em Seul.
A Assembleia Nacional, controlada pela oposição, aprovou na quarta-feira (8) a moção de impeachment.
O principal Partido Democrata, da oposição, liderou a ação com o objetivo de responsabilizar Lee Sang-min por sua falta de preparação em relação ao acidente. A tragédia de outubro do ano passado deixou 159 pessoas mortas.
Lee foi suspenso das funções após a aprovação da moção. O Tribunal Constitucional decidirá se ele deve ser afastado do cargo público.
O gabinete do Presidente, Yoon Suk-yeol, disse em uma declaração que a moção será registrada como um evento vergonhoso na história do parlamento. O partido governista, People Power Party, também reagiu com veemência.
As tensões políticas estão crescendo sobre a responsabilidade das autoridades por sua falta de preparação que levou ao esmagamento, enquanto pouco progresso foi feito na discussão de como evitar um acidente semelhante.
- População estrangeira cresce na maioria das cidades do Japão - 25 de dezembro de 2025 6:44 am
- Tailândia e Camboja retomam diálogo por cessar-fogo - 25 de dezembro de 2025 6:30 am
- Explosão em Moscou mata dois policiais e um suspeito - 25 de dezembro de 2025 6:26 am
















