Oficiais filipinos esperam extraditar os 4 japoneses juntos
As autoridades filipinas estão tentando a extradição conjunta de quatro japoneses para o Japão na próxima semana.
A polícia japonesa suspeita que os homens estão ligados a uma série de roubos no Japão, que deixaram uma pessoa morta.
Os quatro homens estão sendo mantidos em uma instalação de imigração em Manila. Estão em andamento procedimentos de julgamento para dois deles, acusados de cometerem violência contra as mulheres. Os dois homens não podem ser extraditados, a menos que o tribunal desista de seus casos.
As autoridades suspeitam que os homens podem ter pedido às mulheres que apresentem acusações criminais contra eles para que não fossem deportados.
As próximas audiências do tribunal foram agendadas para terça-feira (7), da próxima semana. Mas um porta-voz do Departamento de Justiça disse na sexta-feira (3), que a programação foi transferida para segunda-feira.
Os funcionários do Departamento planejam realizar uma reunião de agências relevantes nesse dia para decidir quando os homens poderão ser extraditados.
Eles dizem que esperam que as acusações sejam retiradas para que os quatro homens possam ser deportados juntos até quarta-feira, quando o Presidente Marcos Jr. deverá visitar o Japão.
A polícia suspeita que os japoneses orquestraram uma série recente de roubos no Japão. A rede criminosa, supostamente, recrutou pessoas através da mídia social, e forneceu instruções através de aplicativos de bate-papo usando pseudônimos como Luffy ou Kim.