Novo foquete H3 japonês fará voo inaugural nesta sexta-feira (17)
A agência espacial japonesa está fazendo os preparativos finais para lançar seu novo foguete principal pela primeira vez na manhã desta sexta-feira (17). O veículo de lançamento H3 é o primeiro modelo grande desenvolvido pelo Japão em cerca de 30 anos.
O H3 está programado para decolar do Centro Espacial Tanegashima, na prefeitura de Kagoshima, no sudoeste do país, às 10h37.
Ele levará o satélite de observação da Terra DAICHI-3, que será usado para captar a situação em áreas atingidas por desastres.
A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão, ou JAXA, começou a desenvolver o H3 em parceria com a Mitsubishi Heavy Industries em 2014.
Os engenheiros trabalharam para aumentar a carga útil em 30% do atual foguete H2A e para cortar os custos de lançamento em cerca da metade.
O projeto de desenvolvimento custou mais de 200 bilhões de ienes, ou cerca de 1,5 bilhões de dólares.
O primeiro lançamento do H3 estava inicialmente previsto para o ano fiscal de 2020, mas foi adiado duas vezes devido a dificuldades no desenvolvimento de um novo sistema de motor principal.
O Japão espera que o H3 ultrapasse os rivais estrangeiros no sempre competitivo negócio de lançamento de foguetes. O H3 também desempenhará um papel no programa Artemis, liderado pelos EUA, que visa enviar astronautas de volta à lua para a exploração espacial.
O H3 tem aproximadamente 63 metros de comprimento. Mas o modelo utilizado para seu primeiro vôo é de cerca de 57 metros de comprimento, pois tem uma carenagem mais curta e um cone protetor de nariz cobrindo a carga útil.
- Nevascas e ventos fortes devem atingir costa do Mar do Japão - 25 de dezembro de 2025 11:36 pm
- Críticos acusam UE de avançar em censura digital e tensionar aliados - 25 de dezembro de 2025 11:08 pm
- Governo japonês avalia recuperar itens de navio afundado na Segunda Guerra Mundial - 25 de dezembro de 2025 10:56 pm
















