Moldávia acusa a Rússia de planejar a derrubada de seu governo
A presidente da Moldávia acusou a Rússia de conspirar para usar sabotadores a fim de derrubar seu governo. Maia Sandu diz que seu país foi alertado pela vizinha Ucrânia.
Sandu disse na segunda-feira (13), que o plano envolvia o envio de pessoal treinado da Rússia, Belarus e outros países para tentar provocar protestos civis e atacar edifícios do governo na Moldávia.
Sandu afirmou que o objetivo da Rússia é fazer desaparecer as esperanças da Moldávia de aderir à União Européia e colocar a nação à sua disposição.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, disse, na semana passada, que seu país havia descoberto um plano de inteligência russo para derrubar a ordem na Moldávia.
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, respondeu na terça-feira (14), qualificando a afirmação da Moldávia de “absolutamente infundada e sem procedência”.
Zakharova disse que os países ocidentais e a Ucrânia fazem acusações que não podem ser verificadas e depois as utilizam para justificar suas próprias atividades ilegais. Ela descreveu a prática como uma técnica clássica empregada por esses países.
A Moldávia fechou, temporariamente, seu espaço aéreo na terça-feira (14). O Ministério da Defesa do país disse na sexta-feira (10) passada que um míssil russo havia violado o espaço aéreo da Moldávia durante um ataque contra a Ucrânia.
A Moldávia está desconfiada da Rússia e está claramente ao lado do Ocidente no que diz respeito à Ucrânia. A pequena ex-república soviética é o lar da região separatista da Transdniestria, onde as tropas russas foram posicionadas.
- Carro invade festival nas ruas de Vancouver e mata 9 pessoas - 28 de abril de 2025 6:43 am
- Partido oposicionista da Coreia do Sul escolhe Lee como candidato - 28 de abril de 2025 5:44 am
- Premiê japonês Ishiba inicia visita ao Vietnã e Filipinas - 28 de abril de 2025 2:41 am