Ministro das Relações Exteriores da China adverte contra a “grande rivalidade entre países” na região Ásia-Pacífico
O Ministro das Relações Exteriores chinês, Qin Gang, diz que a “grande rivalidade entre países” não deve ocorrer na Ásia-Pacífico – em uma aparente tentativa de manter os Estados Unidos sob controle.
Qin falou em uma conferência de imprensa conjunta com o Ministro das Relações Exteriores da Indonésia, Retno Marsudi, após sua reunião em Jacarta, na quarta-feira (22). Qin chegou à Indonésia na terça-feira (21), em sua primeira viagem ao Sudeste Asiático, após assumir o cargo em dezembro passado.
Qin disse que uma “nova Guerra Fria ou grande rivalidade entre países” não deveria ser trazida para a região.
Ele disse que a China apóia a independência estratégica e a unidade da Associação das Nações do Sudeste Asiático – ASEAN. Ele fez as observações enquanto Washington aumenta seu envolvimento no sudeste asiático para combater a China.
Retno expressou a esperança de que o Sudeste Asiático seja uma região pacífica e estável, assim como um centro de crescimento econômico.
A Indonésia está em desacordo com a China sobre o Mar do Sul da China. Alguns membros da ASEAN disputam a soberania das águas com a China.
Retno disse que a Indonésia e outros membros da ASEAN esperam produzir um código de conduta “efetivo, substantivo e acionável” sobre o Mar do Sul da China e realizar discussões com Pequim sobre o assunto.
- Tailândia e Camboja iniciam diálogo sobre fronteira - 4 de agosto de 2025 8:44 am
- China e Rússia iniciam exercícios navais no Mar do Japão - 4 de agosto de 2025 8:28 am
- Brasil registra atos em 37 cidades contra Lula, Moraes e por anistia - 4 de agosto de 2025 4:24 am