Líderes ocidentais comprometem-se a apoiar a Ucrânia na Conferência de Segurança de Munique
Os líderes ocidentais se comprometeram a continuar apoiando a Ucrânia na Conferência de Segurança de Munique na Alemanha. No entanto, ainda não se sabe se o pedido de Kyiv para o rápido fornecimento de armas será aceito.
A conferência, de três dias, terminou no domingo (19).
O chefe de política externa da UE, Josep Borrell, disse aos participantes que a Ucrânia está enfrentando escassez de munições e pediu uma assistência militar mais rápida.
A reunião foi realizada antes do primeiro aniversário da invasão russa da Ucrânia, em 24 de fevereiro.
O presidente da conferência, Christoph Heusgen, disse à NHK que o presidente russo, Vladimir Putin, “acredita que não temos forças para sustentar o apoio à Ucrânia”.
Ele também disse que a unidade transatlântica será a chave.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, participou da conferência via link de vídeo e apelou para uma entrega mais rápida de armas.
Mas o chanceler alemão, Olaf Scholz, permaneceu cauteloso, argumentando que os membros da OTAN não devem ser arrastados para o conflito.
Resta saber se os países atenderão rapidamente ao pedido da Ucrânia de artilharia e tanques, e se decidirão fornecer a Kyiv jatos de caça.
- Preço alto faz mercado japonês reduzir compra de arroz novo - 18 de outubro de 2025 12:42 am
- Chiquinha Gonzaga inspira em edição especial do programa O Sul em Cima 31/2025 na Rádio Shiga - 18 de outubro de 2025 12:34 am
- Japão prende líder de grupo de golpes baseado no Camboja - 18 de outubro de 2025 12:26 am