Incidente de balão pode dificultar a posição dos EUA em relação à China
Um especialista do Ministério da Defesa do Japão disse que os EUA poderiam tomar uma posição mais dura contra a China depois de ter derrubado um balão chinês que sobrevoava o espaço aéreo dos EUA.
Takahashi Sugio disse que, ao contrário dos satélites, os balões podem permanecer no mesmo lugar e continuar coletando informações por longos períodos. Ele disse que, por voarem mais perto do solo, eles podem tirar imagens de alta resolução e obter informações precisas sobre rádio e ondas eletromagnéticas.
Ele também disse que o balão sobrevoou uma base militar americana com mais de 100 mísseis balísticos, então a China pode ter tentado encontrar padrões de ondas de rádio e comunicação ao redor da base.
A China expressou forte insatisfação pelo fato de os militares dos EUA terem derrubado seu balão.
Takahashi disse acreditar que a China havia planejado coletar o dispositivo e dados após o balão ter alcançado o oceano.
Ele também disse que o vôo do balão sobre o continente americano suscitou temores entre os cidadãos americanos, o que, por sua vez, se refletirá nas políticas dos EUA em relação à China.
Takahashi disse que o Congresso dos EUA, que tem uma posição dura em relação à China, pode tomar uma linha ainda mais dura contra o país.
- População estrangeira cresce na maioria das cidades do Japão - 25 de dezembro de 2025 6:44 am
- Tailândia e Camboja retomam diálogo por cessar-fogo - 25 de dezembro de 2025 6:30 am
- Explosão em Moscou mata dois policiais e um suspeito - 25 de dezembro de 2025 6:26 am

