Ex-comandante do Wagner Group conta a brutalidade na Ucrânia
Um ex-comandante do Wagner Group, que fugiu para a Noruega, falou sobre a brutalidade dos combates na Ucrânia.
Andrei Medvedev foi entrevistado pela emissora pública norueguesa NRK.
O russo, de 26 anos de idade, foi detido no mês passado após atravessar a fronteira da Rússia com a Noruega. Agora ele está solicitando asilo.
Medvedev disse que entrou para Wagner Group em julho de 2022 com um contrato de quatro meses.
Ele disse à NRK que havia cerca de 30 combatentes – incluindo condenados – na unidade sob seu comando, mas disse que membros morreram e novas pessoas se juntaram quase todos os dias.
Ele disse que testemunhou dois russos, que se recusaram a lutar e foram baleados por combatentes do Wagner Group na frente dos outros.
Perguntado por que ele assinou o contrato com Wagner Group, ele disse que cresceu como órfão e que tinha acreditado na propaganda russa.
Medvedev disse que decidiu desertar depois de ter visto o que estava acontecendo na linha de frente.
Ele acrescentou que queria pedir desculpas ao povo ucraniano, e expressou a vontade de cooperar com uma investigação sobre crimes de guerra.
- População estrangeira cresce na maioria das cidades do Japão - 25 de dezembro de 2025 6:44 am
- Tailândia e Camboja retomam diálogo por cessar-fogo - 25 de dezembro de 2025 6:30 am
- Explosão em Moscou mata dois policiais e um suspeito - 25 de dezembro de 2025 6:26 am

