EUA e Coréia do Sul concordam em manter conversações com o Japão sobre a Coréia do Norte
Os líderes da defesa dos Estados Unidos e da Coréia do Sul concordaram em manter conversações trilaterais com o Japão, para facilitar o rápido compartilhamento dos dados de alerta de mísseis norte-coreanos.
O Secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, encontrou-se com o Ministro da Defesa sul-coreano, Lee Jong-sup, em Seul na terça-feira (31).
Eles trocaram opiniões sobre como lidar com a Coréia do Norte, que parece estar pronta para acelerar seus programas de desenvolvimento nuclear e de mísseis.
De acordo com um briefing após as conversações, eles condenaram veementemente os repetidos lançamentos de mísseis balísticos da Coréia do Norte. Eles também reafirmaram medidas para aumentar a “dissuasão prolongada”, na qual os EUA protegem seus aliados com armas nucleares e outras.
Eles concordaram em realizar exercícios conjuntos de simulação em fevereiro, sob o cenário de uma ameaça nuclear da Coréia do Norte, e se comprometeram a expandir a escala dos exercícios militares conjuntos.
Os líderes da defesa também concordaram em realizar conversações trilaterais a nível operacional, incluindo o Japão, na primeira oportunidade, para discutir sua cooperação de segurança.
Austin disse aos repórteres que o compromisso dos EUA de defender a Coréia do Sul é muito forte. Ele acrescentou que quer ressaltar que a cooperação trilateral aumentará todos os aspectos de sua segurança.
- Templo em Tochigi realiza limpeza anual de máscara gigante de tengu - 21 de dezembro de 2025 9:14 am
- Uzbequistão busca ampliar investimentos japoneses em minerais - 21 de dezembro de 2025 8:58 am
- EUA realizam ataques de retaliação contra o ISIS na Síria - 21 de dezembro de 2025 8:31 am
















