Equipe japonesa testará o uso de dispositivos domésticos inteligentes para transmitir informações de áudio em caso de desastre
Um teste começará em Tsukuba City, ao norte de Tóquio, sobre se aparelhos eletrônicos domésticos inteligentes conectados à Internet podem ser usados para transmitir informações de desastres verbalmente.
O teste será conduzido conjuntamente pelo National Research Institute for Earth Science and Disaster Resilience, Tsukuba City e pelo fabricante de eletrônicos Sharp.
Será o primeiro teste deste tipo a ser realizado no Japão.
As três partes têm como objetivo desenvolver um novo sistema no qual a chamada “Internet das Coisas”, ou IoT, aparelhos domésticos podem ser usados para transmitir informações de evacuação e outros tipos de orientação aos residentes. Eles esperam que tal sistema ajude os residentes a evacuar e a se preparar melhor para o impacto de um desastre.
Durante o teste, os residentes da cidade receberão mensagens através de seus dispositivos inteligentes duas vezes por dia. As mensagens lhes dirão para estocarem água ou ancorar móveis para evitar que caiam.
Os organizadores do teste irão coletar e analisar o feedback dos participantes sobre o volume, velocidade e outras características das mensagens.
O presidente do instituto de pesquisa, Hayashi Haruo, disse que espera produzir um sistema que possa complementar os atuais métodos de transmissão de informações sobre desastres.
Nakata Hironori, que chefia o departamento da Sharp responsável pelo programa, disse esperar que eletrodomésticos inteligentes ajudem a proteger melhor a vida das pessoas.
- Alerta de calor extremo atinge quase todo o Japão - 5 de agosto de 2025 11:51 am
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am