Diplomata chinês participará da conferência de segurança alemã
O principal diplomata da China, Wang Yi, participará de uma conferência de segurança na Alemanha durante um tour de nove dias que também o levará à França, Itália, Hungria e Rússia.
O Ministério das Relações Exteriores, na segunda-feira (13), disse que Wang, diretor do Escritório da Comissão de Relações Exteriores do Comitê Central do Partido Comunista da China, iniciará a excursão na terça-feira (14).
As autoridades dizem que Wang deixará clara a posição de Pequim sobre questões internacionais críticas durante a Conferência de Segurança de Munique, que está marcada para abrir na sexta-feira (17).
Os organizadores dizem que o chanceler alemão Olaf Scholz, a vice-presidente americano Kamala Harris, e o presidente francês Emmanuel Macron estarão entre os participantes da conferência de três dias.
Resta saber se Wang irá se encontrar com Harris no local. A recente derrubada de um balão chinês pelos EUA atraiu uma reação negativa de Pequim.
Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês disse que o objetivo da viagem de Wang à Rússia é aumentar a confiança mútua estratégica entre os países e discutir as principais questões globais.
Espera-se também que Wang tome providências com as autoridades russas para preparar a visita do presidente chinês Xi Jinping à Rússia.
Durante as conversações on-line de dezembro, Xi recebeu um convite do Presidente Vladimir Putin para visitar Moscou nesta primavera.
- Alerta de calor extremo atinge quase todo o Japão - 5 de agosto de 2025 11:51 am
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am