Coréia do Norte realizou um desfile militar em Pyongyang, diz agência Yonhap
A mídia sul-coreana noticiou que a Coréia do Norte realizou um desfile militar em Pyongyang na noite de quarta-feira (8).
A Yonhap News Agency escreve que o desfile marca o 75º aniversário da fundação das forças armadas do país. O desfile militar é o primeiro a ser realizado em grande escala desde abril do ano passado.
Cita um oficial militar sul-coreano dizendo que o evento ocorreu na Praça Kim Il Sung, no centro de Pyongyang, após um evento pré-desfile que começou às 20h30min.
Se o líder norte-coreano, Kim Jong Un, participou do evento ainda não está claro. Mas Yonhap relata que mais de 20.000 soldados podem ter sido mobilizados, e que novas armas podem ter sido exibidas.
Kim disse que o país precisa produzir armas nucleares táticas em massa, “exponencialmente” aumentar a produção de ogivas nucleares e desenvolver um novo míssil balístico intercontinental em 2023, o terceiro ano de seu atual plano de defesa de cinco anos.
A Agência Central de Notícias da Coréia do Norte informou, na segunda-feira (6), a Comissão Militar Central do Partido dos Trabalhadores, no poder, que discutiu “a constante expansão e intensificação da operação e exercícios de combate” dos militares do país “para lidar com a situação prevalecente e aperfeiçoar mais rigorosamente a preparação para a guerra”.
Parece provável que Pyongyang anunciará na quinta-feira (9), através da mídia estatal, que organizou um desfile militar para chamar a atenção para a intensificação de seu desenvolvimento nuclear e de mísseis.
- Vietnã e China iniciam construção de nova ferrovia - 20 de dezembro de 2025 7:16 am
- Declaração sobre armas nucleares gera reação no Japão - 20 de dezembro de 2025 7:11 am
- Governo de Tóquio alerta contra compra de etomidato - 20 de dezembro de 2025 4:11 am
















