Começam os trabalhos em madeira na reconstrução do Castelo de Shuri em Okinawa
Começaram os trabalhos em Okinawa, sul do Japão, para preparar a madeira para a reconstrução do salão principal do Castelo de Shuri, que queimou em 2019. As ruínas subterrâneas do salão estão classificadas como Patrimônio da Humanidade.
O salão principal e outros seis prédios do castelo foram arrasados em outubro daquele ano.
Os trabalhos de reconstrução do salão principal, liderados pelo governo japonês, começaram em novembro passado, com o objetivo de terminá-lo até o outono de 2026. Desde então, cerca de 200 peças de madeira, a serem utilizadas na estrutura, foram trazidas para um armazém no local da reconstrução.
Na quinta-feira (16), os jornalistas da mídia foram convidados a assistir ao início dos trabalhos de corte da madeira em vigas e pilares. As máquinas a serem utilizadas nos trabalhos foram submetidas a uma rodada de testes desde meados de janeiro.
Foram vistos carpinteiros trabalhando em uma peça de madeira de cipreste de 8 metros de comprimento, pesando cerca de 400 quilos, com sua superfície externa já cortada em uma forma octogonal. As máquinas foram utilizadas para arredondar as bordas de modo que a madeira fosse moldada em uma coluna cilíndrica.
Dentro do armazém, os carpinteiros foram vistos medindo a umidade dentro dos pedaços de madeira. Os dados são cruciais para garantir que as peças de madeira a serem utilizadas na estrutura se encaixem perfeitamente umas nas outras.
Esaki Hideaki, gerente de construção da filial de Okinawa do Gabinete, disse à mídia que não são permitidos erros no trabalho cuidadoso envolvido no corte de peças de madeira com especificações exatas.
Ele disse que o governo pretende fornecer aos carpinteiros do castelo qualquer apoio que eles precisem.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















