Ucrânia diz que os combates continuam em meio à “trégua” da Rússia
A Rússia diz que um cessar-fogo temporário permanece em vigor em homenagem ao Natal ortodoxo, mas a Ucrânia argumenta que a trégua é uma farsa, pois os ataques russos continuam no leste do país.
O presidente russo, Vladimir Putin, ordenou um cessar-fogo de 36 horas a partir de sexta-feira (6).
O governador, Pavlo Kyrylenko, da região oriental da Ucrânia, Donetsk, diz que a luta continuou durante a noite. Ele escreveu em um post de mídia social no sábado (7), que os ataques russos mataram dois civis na região central e norte de Donetsk.
O conselheiro presidencial ucraniano, Mykhailo Podolyak, tuitou que a essência da trégua russa é “matar pelas costas, imitando o silêncio”.
O Ministério da Defesa britânico disse em sua atualização de inteligência no sábado (7), que os combates continuaram “em nível de rotina” até o período de Natal ortodoxo. Ele disse: “Um dos setores mais ferozmente contestados continua a ser em torno da cidade de Kremina, em Luhansk”.
Em uma mensagem para o Natal Ortodoxo, Putin elogiou a Igreja Ortodoxa Russa por apoiar as forças de Moscou que lutam na Ucrânia. Ele disse que seu “trabalho maciço, complexo e verdadeiramente altruísta merece um respeito sincero”.
Ele, aparentemente, pretendia reunir apoio para sua operação militar através da igreja, que tem grande influência sobre a sociedade russa.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















