Secretário Geral da OTAN chega ao Japão para discutir laços bilaterais
O dirigente da Organização do Tratado do Atlântico Norte – OTAN, chegará ao Japão na nesta segunda-feira (30). Ele deverá discutir o fortalecimento dos laços bilaterais em meio à crescente colaboração entre a Rússia e a China.
O Secretário Geral da OTAN, Jens Stoltenberg, se encontrará com o Primeiro Ministro, Kishida Fumio, e outros oficiais durante sua visita de três dias ao Japão.
Espera-se que Stoltenberg troque opiniões para reforçar a cooperação entre a OTAN e as democracias na região indo-pacífico, incluindo o Japão.
A Rússia e a China estão aprofundando sua colaboração contra o pano de fundo da invasão de Moscou na Ucrânia e da construção militar de Pequim.
Kishida participou de uma cúpula da OTAN na Espanha em junho passado, tornando-se o primeiro primeiro dirigente japonês a fazê-lo.
A OTAN, a maior aliança militar, de 30 nações, do mundo, usou a reunião para adotar um documento chamado Conceito Estratégico. Nele se lê: “O Indo-Pacífico é importante para a OTAN, dado que os desenvolvimentos naquela região podem afetar diretamente a segurança euro-atlântica”.
Um alto funcionário dos Estados Unidos, um dos principais membros da OTAN, disse à NHK que a “visita de Stoltenberg continuará o trabalho de abordar a gama de desafios inter-regionais e interesses de segurança compartilhados”.
- Papai Noel chega de balão e encanta crianças em Saku - 22 de dezembro de 2025 12:47 am
- Estudo indica que megaterremotos podem ocorrer em intervalos menores - 21 de dezembro de 2025 11:57 pm
- Austrália realiza vigília em Bondi uma semana após ataque fatal - 21 de dezembro de 2025 11:23 pm
















