Prisão do filho do chefão das drogas no México mergulha o país na violência
As autoridades de segurança mexicanas capturaram o filho de um chefão das drogas, que está preso. A prisão desencadeou violentos confrontos com membros de um notório cartel de drogas.
Ovidio Guzman, 32 anos de idade, foi detido no estado de Sinaloa, no noroeste do país, na quinta-feira (5). Ele é filho de Joaquin “El Chapo” Guzman e membro sênior do cartel de Sinaloa, um dos maiores sindicatos de drogas do México. Guzman sênior havia liderado o cartel.
Os Estados Unidos tinham colocado uma recompensa de mais de 5 milhões de dólares em informações que levaram à prisão ou condenação do jovem Guzman.
Os membros do cartel tentaram impedir sua transferência, queimando veículos para bloquear as estradas. Uma violenta batalha armada eclodiu no aeroporto. Um avião comercial foi atingido por um tiroteio.
Imagens filmadas dentro do avião mostram passageiros agachados para se abrigar. A Reuters diz que ninguém ficou ferido, mas que o aeroporto foi forçado a suspender as operações.
As autoridades mexicanas haviam detido, anteriormente, Ovidio Guzman em 2019, apenas para libertá-lo depois de não conseguir reprimir a violência desencadeada pelos membros do cartel.
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am