Passagem de destroyer dos EUA pelo Estreito de Taiwan atrai a reação chinesa
Um destroyer da Marinha dos Estados Unidos navegou pelo Estreito de Taiwan na quinta-feira (5), atraindo uma reação da China.
A 7ª Frota da Marinha dos EUA disse, em uma declaração, na quinta-feira, que o destróier de mísseis guiados USS Chung-Hoon realizou um trânsito rotineiro pelo Estreito.
Ele disse que o trânsito “demonstra o compromisso dos Estados Unidos com um Indo-Pacífico livre e aberto”.
O Comando do Teatro Oriental do exército chinês, que cobre o Mar da China Oriental, disse em uma declaração na sexta-feira (6), que o comando está monitorando e acompanhando todos os movimentos da frota dos EUA.
Os oficiais de defesa dos EUA estão cada vez mais alarmados com as atividades chinesas perto de Taiwan, incluindo um exercício, no final de dezembro, que envolveu um grande número de aeronaves militares.
Aviões militares chineses e norte-americanos também chegaram a cerca de seis metros um do outro sobre o Mar do Sul da China no mês passado, levantando preocupações sobre um possível acidente.
Observadores dizem que o último movimento da Marinha dos EUA pelo Estreito de Taiwan tem como objetivo manter a China sob controle.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















