Oficial cambojano assume secretaria-geral da ASEAN
Um alto oficial cambojano assumiu a direção da Secretaria da Associação das Nações do Sudeste Asiático – ASEAN. O novo secretário-geral pediu unidade para enfrentar os desafios da região, tais como a situação em Myanmar.
Kao Kim Hourn, um ex-ministro ligado ao Primeiro Ministro do Camboja, assumiu o cargo de seu antecessor de Brunei.
Kao disse: “A próxima página da importante história da ASEAN será marcada por novas e emergentes tendências que apresentam tanto desafios quanto oportunidades”.
Ele disse acreditar que não há nada que a ASEAN não possa alcançar se as nações membros estiverem unidas.
A cerimônia de transferência do cargo foi realizada na sede da ASEAN em Jacarta, na segunda-feira (9).
O ex-secretário geral, Lim Jock Hoi, esteve presente, assim como o ministro das Relações Exteriores da Indonésia, Retno Marsudi, cujo país serve como presidente da ASEAN deste ano.
Os países membros da ASEAN se revezam na presidência do grupo e nomeiam oficiais para servir o mandato de cinco anos de secretário geral.
Em Myanmar, fevereiro marcará dois anos desde que a junta tomou o poder em um golpe de estado. O diálogo entre as forças militares e pró-democracia está em um impasse.
No seio da ASEAN surgiram diferenças entre países que assumiram uma posição dura em Myanmar, como a Indonésia e a Malásia, e aqueles que assumiram uma posição mais conciliadora, como o Camboja e a Tailândia.
- Sons do Brasil 564 destaca trajetória multifacetada de Tato Fischer - 16 de fevereiro de 2026 8:20 pm
- Koka une comunidades e estrangeiros no Machizukuri - 16 de fevereiro de 2026 7:50 pm
- Carga aérea em Narita atinge recorde impulsionada por fármacos - 16 de fevereiro de 2026 6:17 pm




















