Navios da marinha chinesa navegam perto das águas territoriais do Japão, no sudoeste, novamente
O Ministério da Defesa do Japão informa que três navios da marinha chinesa navegaram entre as ilhas Yonaguni e Iriomote, no sudoeste do Japão.
É a primeira vez, desde abril de 2016, que os navios da marinha chinesa passam pela zona contígua entre as ilhas próximas às águas territoriais do Japão.
O ministério diz que a Força Marítima de Autodefesa, na segunda-feira (2), avistou três navios chineses, incluindo dois destroiers de mísseis, navegando no Pacífico, cerca de 160 quilômetros a sudeste da Ilha Yonaguni, da Prefeitura de Okinawa.
Os oficiais dizem que os navios chineses navegaram entre as ilhas na terça-feira (3).
Eles também dizem que o MSDF confirmou que os navios, mais tarde, estavam navegando para o norte, em águas a cerca de 70 quilômetros a oeste da Ilha de Uotsuri.
Uotsuri é uma das ilhas Senkaku. O Japão controla as ilhas. O governo japonês mantém as ilhas como parte inerente do território do país. A China e Taiwan reivindicam-nas.
Em dezembro, três navios navegaram através do Estreito de Osumi ao largo da Prefeitura de Kagoshima. Vários navios de guerra chineses, incluindo um porta-aviões, realizaram exercícios no Pacífico no mesmo mês.
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am