Ícone do site Radio Shiga

Ministro das Relações Exteriores do Japão se dirige ao Conselho de Segurança da ONU

Ministro das Relações Exteriores do Japão se dirige ao Conselho de Segurança da ONU

O Ministro das Relações Exteriores japonês, Yoshimasa Hayashi, usou um discurso nas Nações Unidas para enfatizar a necessidade do Estado de direito internacional.

Hayashi fez as observações enquanto presidia uma reunião do Conselho de Segurança da ONU em Nova York, na quinta-feira. O Japão detém a presidência mensal rotativa do Conselho para janeiro.

Os membros do conselho revisitaram a guerra na Ucrânia ao longo do ano passado. Eles assistiram a resoluções de veto de delegados russos, com o objetivo de colocar seus líderes em linha. Hayashi pediu unidade e que os membros mantivessem seus princípios.

Hayashi disse: “O Estado de direito entre as nações é um conceito universal”. Não se trata de escolher acampamentos. Não se trata de tomar o meio-termo entre os campos opostos”.

Os membros do Conselho de Segurança mais uma vez acusaram os líderes russos de violar o direito internacional. No entanto, Vassily Nebenzia, o embaixador russo na ONU, descartou tais sugestões como hipocrisia.

Nebenzia disse: “Os delegados ocidentais só querem vender uma narrativa sobre a responsabilidade da Rússia por causar ameaças à paz e à segurança internacionais”. Mas eles ignoram suas próprias egrégicas violações”.

O embaixador da China, Zhang Jun, apontou as sanções ocidentais contra a Rússia. Ele disse que as sanções não têm fundamento legal e lembrou ao conselho que todos os países compartilham a responsabilidade de apoiar o Estado de Direito.

Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
Sair da versão mobile