Japão planeja medidas para a neutralidade de carbono na Ásia
O Japão está fazendo esforços para desenvolver uma estrutura para a neutralidade de carbono na Ásia no período que antecede a cúpula do G7 em Hiroshima, em maio.
No ano passado, o primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, defendeu o conceito da “Comunidade de Emissão Zero da Ásia”, pois o consumo de energia está aumentando em muitos países asiáticos. Sob esse conceito, esses países visam alcançar tanto o crescimento econômico sustentável quanto a descarbonização.
Como parte desses esforços, o ministério japonês da indústria planeja realizar a primeira reunião ministerial sobre a iniciativa, convidando alguns membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático, Austrália e outros. Também sediará um fórum de investimento público-privado. Ambas as reuniões ocorrerão em Tóquio, em março.
Os membros da ASEAN estão sendo incentivados a abordar a mudança climática. Mas eles são vistos como não tendo outra escolha senão continuar usando a geração de energia térmica devido à falta de terra apta para a geração de energia eólica ou solar.
O Japão pretende fornecer apoio financeiro para que esses países passem da geração de energia a carvão para diferentes tipos de geração de energia térmica que emitem menos dióxido de carbono.
O Japão também quer desenvolver em conjunto a tecnologia para utilizar hidrogênio e amônia, que são vistos como fontes de energia de próxima geração.
- Coreia do Norte critica envio de bombardeiros B-1B ao Japão - 26 de abril de 2025 7:20 am
- Reino Unido proíbe envio de controles de videogame à Rússia - 26 de abril de 2025 6:37 am
- Inflação em Tóquio atinge maior nível em dois anos - 26 de abril de 2025 6:32 am