Inflação atinge famílias com crianças no Japão
As famílias japonesas com crianças estão tendo dificuldades para absorver o impacto da inflação nos preços ao consumidor, que saltou em dezembro para o nível mais alto em cerca de quatro décadas.
Um casal de trabalhadores, com uma filha de 5 anos, perto de Tóquio, diz que a situação pode forçá-los a fazer sacrifícios que afetarão seus filhos.
O casal diz que sua conta de eletricidade em dezembro foi 50% maior do que a do ano passado, e que sua conta de gás subiu 20%.
Suas despesas anuais com alimentos e gasolina aumentaram em cerca de 20.000 ienes cada, ou cerca de 160 dólares. O casal quer que sua filha tenha aulas particulares fora da escola, mas não têm mais certeza de que podem arcar com isso.
O Ministério do Trabalho diz que quando ajustado para a inflação, os salários reais em novembro caíram 3,8% em relação a um ano atrás. É o oitavo mês consecutivo que os salários diminuíram.
A mãe disse que “os preços estão subindo, portanto, se os ganhos não subirem também, vamos ser realmente pressionados”.
O casal está tentando reduzir os gastos diários comprando carne e outras mercearias a granel. Eles também estão tentando manter um melhor controle do seu fluxo de dinheiro.
- Vietnã e China iniciam construção de nova ferrovia - 20 de dezembro de 2025 7:16 am
- Declaração sobre armas nucleares gera reação no Japão - 20 de dezembro de 2025 7:11 am
- Governo de Tóquio alerta contra compra de etomidato - 20 de dezembro de 2025 4:11 am

