Governo japonês decidirá quando rebaixará a categoria da COVID este mês
O Ministério da Saúde do Japão deverá decidir, dentro de uma semana, sobre o cronograma de re-categorização da COVIV-19 na mesma classe da gripe sazonal.
O governo planeja rebaixar o coronavírus, nesta primavera, para a categoria cinco, a partir de seu nível atual, equivalente à categoria dois.
Um painel de especialistas do Ministério da Saúde se reuniu na segunda-feira (23) para discutir o assunto.
A maioria dos membros aprovou o rebaixamento, dizendo que não é apropriado continuar com medidas legais rigorosas em meio ao risco reduzido de sintomas graves. Outros manifestaram preocupações sobre a pressão periódica dos serviços médicos em paralelo com os picos de infecção.
Os participantes discutiram então os possíveis desafios associados à reclassificação, incluindo quanto dos custos médicos o governo deveria cobrir.
Alguns membros ressaltaram que se os pacientes perceberem que terão que arcar com parte dos custos de testes ou hospitalizações, talvez não procurem ajuda médica.
A reclassificação também permitiria aos hospitais comuns examinar os pacientes da COVID-19. Alguns especialistas disseram que o governo deveria continuar fornecendo subsídios para medidas anti-infecciosas como uma forma de aumentar o número de hospitais que aceitariam tais pacientes.
- Templo em Tochigi realiza limpeza anual de máscara gigante de tengu - 21 de dezembro de 2025 9:14 am
- Uzbequistão busca ampliar investimentos japoneses em minerais - 21 de dezembro de 2025 8:58 am
- EUA realizam ataques de retaliação contra o ISIS na Síria - 21 de dezembro de 2025 8:31 am
















