Cúpula Japão-EUA recebe forte oposição da China
Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China reagiu com firmeza depois que os líderes do Japão e dos EUA concordaram, em sua reunião de cúpula no sábado (14), em se opor a qualquer tentativa de mudar o status quo pela força, aparentemente tendo em mente a China.
Durante uma coletiva de imprensa na segunda-feira (16), Wang Wenbin, falou sobre a cúpula do primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, e do presidente americano, Joe Biden, na Casa Branca, em Washington.
Kishida e Biden concordaram em se opor firmemente a qualquer tentativa unilateral de mudar o “status quo” pela força nos mares do Leste e do Sul da China. Eles enfatizaram a importância de manter a paz e a estabilidade através do Estreito de Taiwan e incentivar a resolução pacífica de questões na região.
Wang acusou o Japão e os EUA de serem cúmplices nos esforços para manchar a imagem da China e intervir nos assuntos internos do país. Ele revelou que Pequim apresentou um protesto a ambos os países.
Wang pediu aos EUA e ao Japão que descartassem a “mentalidade da guerra fria” e que não tentassem conter ou reprimir a China. Ele disse que espera que os dois países voltem ao caminho “certo” da paz e da cooperação amigável.
- Mais de 7 mil professores tiram licença por saúde mental no Japão - 22 de dezembro de 2025 11:26 pm
- Confrontos entre Tailândia e Camboja deixam milhares deslocados - 22 de dezembro de 2025 11:08 pm
- Polícia de Hong Kong prende 15 por roubo de ¥1 bilhão - 22 de dezembro de 2025 10:56 pm
















