Continuam fortes combates por Soledar perto de Bakhmut na Ucrânia
A vice-ministra da defesa da Ucrânia informa que uma feroz batalha continua perto do reduto ucraniano de Bakhmut, na região oriental de Donetsk.
Hanna Maliar informou os repórteres sobre a situação da luta pela cidade de Soledar na quinta-feira (12). Ela disse que os soldados ucranianos estão lutando desesperadamente, apesar da situação difícil.
Os líderes de um grupo pró-russo local afirmaram, na quarta-feira, que haviam capturado Soledar.
O Instituto para o Estudo da Guerra, um think tank americano, relatou na quarta-feira que “as forças russas ainda não capturaram completamente Soledar, apesar dos recentes avanços”. Acrescentou que “a possível captura de Soledar é improvável que permita às forças russas tomar Bakhmut”.
Enquanto isso, a Rússia enviou seu chefe das forças terrestres, Oleg Salyukov, para seu aliado vizinho Belarus, na quinta-feira. Os ministérios da defesa dos dois países dizem que ele inspecionou sua unidade conjunta de tropas em Belarus.
A Rússia e Belarus disseram, no domingo, que suas forças aéreas realizarão exercícios conjuntos de 16 de janeiro a 1º de fevereiro. Isto está alimentando o medo de que a Rússia possa lançar ataques a partir da Bielorússia, que também faz fronteira com a Ucrânia.
Salyukov é um dos três oficiais nomeados como adjuntos do Chefe do Estado-Maior General Valery Gerasimov, que foi recentemente nomeado para supervisionar o que Moscou chama de uma operação militar especial na Ucrânia.
Os analistas dizem que a Rússia espera que a remodelação do pessoal melhore o comando e controle de seus militares em preparação para as ofensivas em larga escala.
- Mídia internacional cita STF em alerta no Magnitsky Day - 1 de agosto de 2025 10:05 am
- Dois Generais brasileiros passam a residir na China como adidos - 1 de agosto de 2025 9:51 am
- Prefeitura de Koka treina equipe para dialogar com estrangeiros - 1 de agosto de 2025 9:25 am