China nomeia um alto funcionário de segurança para comandar o gabinete de ligação de Hong Kong
O governo chinês nomeou um alto funcionário de segurança em Hong Kong como chefe do Gabinete de Ligação com o território.
Zheng Yanxiong foi o diretor do Gabinete de Segurança Nacional, criado sob a Lei de Segurança Nacional de 2020, para Hong Kong.
Zheng também está sendo nomeado como assessor do Comitê de Segurança Nacional em Hong Kong, que avalia a situação da segurança no território e elabora políticas.
Sob a lei de segurança nacional, o Chefe do Executivo de Hong Kong serve, nominalmente, como chefe do comitê, que está sob a supervisão do governo central em Pequim.
Zheng supervisionará de fato o Chefe do Executivo, John Lee.
Zheng tem mantido uma posição de linha dura como chefe da agência de segurança em Hong Kong, reprimindo os protestos antigovernamentais por mais de dois anos.
Sua promoção a chefe do gabinete de representação máximo do governo chinês em Hong Kong sinaliza a intenção de Pequim de reforçar seu controle sobre o território.
- Vietnã e China iniciam construção de nova ferrovia - 20 de dezembro de 2025 7:16 am
- Declaração sobre armas nucleares gera reação no Japão - 20 de dezembro de 2025 7:11 am
- Governo de Tóquio alerta contra compra de etomidato - 20 de dezembro de 2025 4:11 am

