Blinken visita Israel no ‘momento crucial’
O Secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, observou o que ele chama de “maré crescente de violência” no Oriente Médio. Ele está incitando israelenses e palestinos a “restaurar a calma”.
Blinken se dirigiu a Jerusalém na segunda-feira (30), para se encontrar com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. Ele lembrou a seu anfitrião que a administração Biden apóia uma solução de dois Estados.
“Queremos ter certeza de que existe um ambiente no qual possamos, espero, em algum momento, criar as condições para que possamos começar a restaurar uma sensação de segurança tanto para israelenses quanto para palestinos, o que, é claro, está faltando”, disse Blinken.
Netanyahu disse: “Também acredito que a expansão do círculo de paz, trabalhando para encerrar, finalmente, o arquivo do conflito árabe-israelense, creio, também nos ajudaria a alcançar uma solução viável com nossos vizinhos palestinos”.
As forças israelenses mataram 10 pessoas na última quinta-feira em uma incursão na cidade de Jenin, na Cisjordânia. Os líderes palestinos chamaram os assassinatos de “massacre” e suspenderam sua cooperação de segurança com os militares israelenses.
Na sexta-feira, um atirador palestino atacou em frente a uma sinagoga, no leste de Jerusalém. Ele matou sete pessoas antes que a polícia o neutralizasse. Netanyahu respondeu, aumentando a força das forças de segurança.
Blinken disse que este é um “momento crucial”. Ele passará para reuniões com líderes palestinos para pedir sua ajuda para acalmar as tensões.
- Templo em Tochigi realiza limpeza anual de máscara gigante de tengu - 21 de dezembro de 2025 9:14 am
- Uzbequistão busca ampliar investimentos japoneses em minerais - 21 de dezembro de 2025 8:58 am
- EUA realizam ataques de retaliação contra o ISIS na Síria - 21 de dezembro de 2025 8:31 am
















