Aumenta o cultivo de ópio em Myanmar
Em Myanmar, o departamento de drogas das Nações Unidas diz que o cultivo de papoulas opiáceas aumentou após a tomada do poder pelos militares em 2021.
O Gabinete das Nações Unidas sobre Drogas e Crime divulgou um relatório que cobre a primeira estação de cultivo desde o golpe.
Ele estima que em 2022, a área do país usada para o cultivo de ópio cresceu um terço em relação ao ano anterior, para mais de 40.000 hectares, marcando uma inversão da tendência de queda que começou em 2014.
A quantidade potencial de ópio que pode ser produzida é de cerca de 790 toneladas métricas, quase o dobro das estimativas para 2020.
O gabinete da ONU diz que as fortes contrações econômicas causadas pela pandemia e pela aquisição militar podem ter forçado as famílias rurais a depender da renda da colheita.
Jeremy Douglas, Representante Regional da ONU sobre Drogas e Crime, disse: “O que estamos vendo é pessoas retornando à oportunidade de emprego que têm disponível nas áreas rurais, particularmente no Norte e em áreas de fronteira, e isso acontece com o ópio”.
O chamado Triângulo Dourado, uma área fronteiriça remota onde Myanmar, Laos e Tailândia se encontram, é notório na produção de ópio. A cultura pode ser transformada em heroína.
O escritório adverte que, sem alternativas de renda, o cultivo e a produção provavelmente continuarão a se expandir.
- Templo em Tochigi realiza limpeza anual de máscara gigante de tengu - 21 de dezembro de 2025 9:14 am
- Uzbequistão busca ampliar investimentos japoneses em minerais - 21 de dezembro de 2025 8:58 am
- EUA realizam ataques de retaliação contra o ISIS na Síria - 21 de dezembro de 2025 8:31 am

