Xi saúda a “nova era” de relações com a Arábia Saudita
O presidente chinês, Xi Jinping, está explorando novos territórios durante, o que ele chamou de, uma viagem “pioneira” à Arábia Saudita. Ele assinou dezenas de acordos para “inaugurar uma nova era” nas relações com o mundo árabe.
Xi foi recebido nesta quinta-feira (8), no palácio real, em Riad, pelo príncipe herdeiro Mohammed bin Salman.
A China se tornou o maior parceiro comercial da Arábia Saudita, enquanto o reino é um dos maiores fornecedores de petróleo da China.
Xi disse que sob a liderança do Rei Salman e do Príncipe Herdeiro, o povo da Arábia Saudita continuará se esforçando para “abrir um caminho de modernização” adequado às suas condições nacionais e para realizar realizações ainda maiores.
As empresas chinesas já estão investindo em megaprojetos em toda a Arábia Saudita, incluindo ferrovias, usinas de hidrogênio e a infra-estrutura para redes celulares da quinta geração. Xi quer exportar ainda mais tecnologia.
A mídia do estado saudita diz que Xi e o Rei Salman assinaram uma “parceria estratégica abrangente” e se comprometeram a trocar visitas a cada dois anos.
Os sauditas passaram décadas promovendo laços econômicos e de segurança com os EUA. Entretanto, o Presidente Joe Biden os acusou de estarem do lado dos líderes russos para cortar a produção de petróleo. Ele disse que está “repensando” a relação.
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am