Vice-ministro das Relações Exteriores exclui a possibilidade de retomar as negociações de paz com o Japão
O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia para assuntos asiáticos descartou a possibilidade de retomar as negociações do tratado de paz com o Japão, sob as atuais circunstâncias.
Andrey Rudenko falou aos repórteres na terça-feira, em um fórum internacional em São Petersburgo.
A agência de notícias estatal russa Tass citou Rudenko como dizendo: “A política do atual governo do Japão torna impossível retomar não apenas as conversações sobre o tratado de paz, mas também muitos outros projetos e acordos que tínhamos em mente”.
Ele também disse: “Vamos esperar até que a situação mude e depois pensaremos no que fazer a seguir”.
Seus comentários, aparentemente, se referiam às sanções do Japão contra a Rússia por causa de sua invasão da Ucrânia.
Referindo-se a presidência do Japão do G7, no próximo ano, Rudenko descreveu o papel pelo qual o Japão optou como “profundamente lamentável”.
As outras nações do G7 também estão impondo sanções.
A Rússia anunciou, unilateralmente, em março que irá suspender as negociações do tratado de paz em resposta às sanções.
As conversações incluem a questão dos Territórios do Norte.
A Rússia controla as quatro ilhas. O Japão as reivindica. O governo japonês mantém que as ilhas são parte inerente do território do país. Ele diz que as ilhas foram ilegalmente ocupadas após a Segunda Guerra Mundial.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















