Tropas russas fazem pequenos avanços em torno de Bakhmut, diz inteligência britânica
As forças russas continuam seus ataques violentos no leste da Ucrânia, e provavelmente fizeram pequenos avanços na captura de uma fortaleza ucraniana na região de Donetsk.
O governador de Donetsk, Pavlo Kyrylenko, escreveu em um post de mídia social, no sábado, que os bombardeios russos intermitentes perto da cidade de Bakhmut danificaram os edifícios da administração regional e deixaram os residentes feridos.
O Ministério da Defesa britânico publicou no mesmo dia sua atualização de inteligência, dizendo que “as forças russas continuam a investir um grande elemento de seu esforço militar geral e poder de fogo” ao longo de uma linha de frente de aproximadamente 15 quilômetros de extensão ao redor de Bakhmut.
O ministério também disse que, nos últimos dias, “a Rússia fez, muito provavelmente, pequenos avanços no eixo sul deste assalto”. Disse que “a campanha tem sido desproporcionalmente onerosa em relação a esses possíveis ganhos”.
O ministério acrescentou que “há uma possibilidade realista de que a captura de Bakhmut tenha se tornado, principalmente, um objetivo simbólico e político para a Rússia”.
O Institute for the Study of War, um grupo de reflexão norte-americano, fez uma avaliação semelhante de que os esforços russos para avançar em Bakhmut “resultaram no desgaste contínuo da equipe humana e do equipamento russo”.
O conselheiro presidencial da Ucrânia, Mykhailo Podolyak, tweetou no sábado que a Rússia perdeu milhares de suas tropas perto de Bakhmut, o que “não tem importância estratégica”. Ele instou os russos a esquecerem Bakhmut.
Na região sul de Kherson, as forças russas continuam a disparar ogivas de artilharia em direção ao lado ocidental do rio Dnipro, de onde se retiraram no mês passado.
O governador de Kherson publicou uma avaliação, na mídia social, de que as forças russas lançaram projéteis de artilharia 28 vezes na sexta-feira, danificando a infra-estrutura e as instalações médicas.
O governador acrescentou que as autoridades estão ajudando os residentes a evacuar a bordo de trens e ônibus.
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am
- Hiroshima destaca sobreviventes em apelo por paz duradoura - 3 de agosto de 2025 1:28 am