Teste da Coréia do Norte visa desenvolvimento de motor para Míssil Balístico Intercontinental para atingir o continente americano, diz especialista
Um especialista sul-coreano diz que o teste da Coréia do Norte de um “motor de combustível sólido de alta resistência” foi aparentemente destinado a desenvolver um motor para mísseis balísticos intercontinentais que podem atingir o continente americano.
A mídia norte-coreana disse, na sexta-feira, que o país realizou o teste no dia anterior no campo de lançamento do satélite Sohae em Tongchang-ri. Ele disse que o motor de combustível sólido tem um impulso de 140 toneladas.
A NHK entrevistou o especialista em armas Shin Jong-woo, secretário representante do Fórum de Defesa e Segurança da Coréia.
Ele disse que o tamanho do motor e o local de lançamento sugerem que o teste de quinta-feira foi parte do desenvolvimento de mísseis balísticos intercontinentais.
Shin apontou que os motores de combustível sólido têm maior impulso do que os motores líquidos, tornando possível que os mísseis transportem ogivas mais pesadas. Ele também disse que o motor tornará possível lançar um ataque surpresa, pois o carregamento de combustível antes do lançamento se tornará desnecessário.
O especialista também disse que o impulso de 140 toneladas é cerca do dobro do tamanho dos motores atualmente possuídos pela Coréia do Norte. Ele prosseguiu dizendo que se o conteúdo do anúncio for verdadeiro, presume-se que o motor seja capaz de atingir o continente americano, carregando uma ogiva nuclear extremamente pesada.
Shin acrescentou que a presença do líder norte-coreano Kim Jong Un no local de lançamento indica que o desenvolvimento está quase completo. O especialista alertou para a possibilidade de que o Norte possa testar um míssil de médio ou longo alcance com um motor de combustível sólido durante o primeiro semestre do próximo ano.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















