Rússia lança uma enorme barragem de mísseis em toda a Ucrânia
As forças russas desencadearam outra grande barragem de mísseis na infra-estrutura energética e outros alvos civis em toda a Ucrânia, causando baixas e interrompendo gravemente a vida cotidiana, em meio ao frio intenso do inverno.
O comandante-chefe do exército ucraniano, Valerii Zaluzhnyi, disse que suas forças derrubaram 54 dos 69 mísseis de cruzeiro, disparados pela Rússia do ar e do mar, em instalações de energia na Ucrânia na quinta-feira (29).
O governador da região de Kharkiv, no leste da Ucrânia, disse que duas pessoas foram mortas no ataque. O prefeito de Kyiv disse que três pessoas foram feridas, incluindo uma menina de 14 anos, e que fragmentos de mísseis danificaram casas e um playground.
A infra-estrutura energética na região sul de Odesa sofreu danos, enquanto que um apagão maciço ocorreu na região oeste de Lviv.
Enquanto isso, o ministério da defesa do aliado da Rússia, Belarus, disse na quinta-feira (29), que suas forças haviam interceptado um míssil terra-ar da Ucrânia e que os destroços caíram na região sudoeste de Brest, na Bielorrússia.
A agência noticiosa estatal bielorrussa diz que não houve relatos de vítimas. Ela diz que funcionários do Ministério das Relações Exteriores convocaram o embaixador da Ucrânia em Belarus para apresentar um forte protesto e exigir que Kyiv conduza uma investigação completa sobre o lançamento do míssil.
A Ucrânia não fez nenhuma declaração a respeito do incidente.
- Rússia critica ameaça dos EUA a Índia por compra de petróleo russo - 6 de agosto de 2025 8:48 am
- Funcionários da TSMC são presos por roubo de segredos de chips - 6 de agosto de 2025 8:20 am
- Hiroshima relembra vítimas da bomba atômica, 80 anos depois - 6 de agosto de 2025 8:13 am