Parlamentares britânicos visitam oficialmente Taiwan pela primeira vez em 16 anos
Membros do Parlamento Britânico fizeram uma visita oficial a Taiwan pela primeira vez em 16 anos. A delegação se encontrou com a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, na sexta-feira (2).
A delegação bipartidária é liderada por Alicia Kearns, que preside o Comitê de Relações Exteriores do Parlamento. Ela está visitando Taiwan por cinco dias, até 3 de dezembro.
Apesar da oposição de Pequim em relação à visita, Kearns disse na reunião com Tsai que “é inteiramente correto que as democracias se engajem no diálogo interparlamentar para melhor se entenderem umas às outras”.
Kearns também observou que a Grã-Bretanha não apenas permanecerá forte em seu apoio aos vizinhos europeus, mas buscará mais além. Ela disse que o povo britânico “reconhece e saúda nossos valiosos amigos em todo o Indo-Pacífico enquanto nos inclinamos para o apoio mútuo”, enfatizando a importância de reforçar os laços com Taiwan.
A presidente Tsai reconheceu um discurso recente do primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, no qual ele expressou sua preocupação com as mudanças geopolíticas. Ela estava, aparentemente, se referindo a um discurso na segunda-feira, no qual o primeiro-ministro Sunak havia dito que a “era dourada das relações com a China” havia terminado.
Tsai disse: “Como membro responsável da comunidade internacional, Taiwan fará o máximo para garantir a paz e a estabilidade regional”.
A Grã-Bretanha vem mudando, recentemente, sua abordagem em relação à China e deixando, gradualmente, clara sua posição de dar mais importância a Taiwan. No mês passado, o Ministro de Política Comercial, Greg Hands, visitou Taiwan e manteve conversações com a presidente de taiwanesa.
- Presidente polonês diz que os comentários do primeiro-ministro sobre o fornecimento de armas à Ucrânia foram mal interpretados - 23 de setembro de 2023 9:02 am
- Mitsui & Co., do Japão, participará de projeto de energia eólica offshore em Taiwan - 23 de setembro de 2023 8:36 am
- Presidente do Irã elogia as exportações de armas - 23 de setembro de 2023 8:30 am