Navios do governo chinês avistados nas proximidades das Ilhas Senkaku, pelo recorde de 334 dias
Oficiais da Guarda Costeira do Japão informam que avistaram quatro navios do governo chinês navegando nos arredores das ilhas Senkaku, no Mar da China Oriental, na manhã desta quinta-feira (29).
Os oficiais permanecem em alerta e continuam sua atividade de monitoramento para que os navios chineses não entrem nas águas territoriais do Japão.
Isto eleva para 334 o número total de dias, este ano, que os navios do governo chinês foram avistados na zona contígua, próxima às ilhas – o maior desde que o governo japonês comprou algumas das Senkakus de um proprietário privado japonês em 2012. O recorde anual anterior de 333 foi estabelecido em 2020.
O Japão controla as ilhas Senkaku. O governo japonês mantém as ilhas como uma parte inerente do território do país. A China e Taiwan as reivindicam.
Os navios do governo chinês entraram nas águas territoriais do Japão em 28 ocasiões este ano. Os números anuais têm pairado em torno do mesmo nível nos últimos anos.
Os navios do governo chinês navegaram por 72 horas e 45 minutos, de 22 a 25 de dezembro, em águas territoriais japonesas fora das ilhas, marcando a mais longa intrusão de seu tipo desde a compra de 2012.
As autoridades da Guarda Costeira do Japão dizem que trabalharão em estreita colaboração com as agências relevantes e responderão com calma e firmeza para proteger o território e as águas do Japão.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















