Morre o ex-presidente chinês Jiang Zemin
A agência estatal chinesa, Xinhua News Agency, relata que o ex-presidente chinês Jiang Zemin morreu de leucemia. Ele tinha 96 anos de idade.
Jiang foi nomeado para o alto cargo de secretário geral e presidente da Comissão Militar Central do Partido Comunista em 1989.
Ele foi escolhido pelo Líder Supremo, Deng Xiaoping. Ele substituiu Zhao Ziyang, que foi deposto por simpatizar com os protestos pró-democracia na Praça Tiananmen, em junho daquele ano.
Em 1993, Jiang tornou-se o presidente da China. Com o apoio de Deng, Jiang priorizou o crescimento, promovendo reformas econômicas e uma política de portas abertas.
Em 1998, Jiang visitou o Japão pela primeira vez desde que tomou posse. Durante a viagem, ele expressou opiniões de linha dura sobre as diferenças históricas entre os dois países.
De volta à China, Jiang ordenou aos funcionários do governo que intensificassem a educação patriótica. Especialistas dizem que isto desempenhou um papel na escalada do sentimento anti-japão entre o público chinês.
Em 2004, ele entregou o poder a Hu Jintao e se aposentou da política, mas ainda era influente até recentemente.
No entanto, os analistas dizem que sua influência diminuiu quando o presidente, Xi Jinping, consolidou o poder sobre o partido.
- Kunifesu 2025 celebra culturas no coração da cidade de Koka - 14 de outubro de 2025 11:53 am
- Aroeira leva cordel e diversidade ao Sons do Brasil 546 - 14 de outubro de 2025 3:21 am
- Brasileiros representam o país em concurso nacional de karaokê no Japão - 14 de outubro de 2025 1:40 am