Japão e EUA apresentam unidade conjunta de compartilhamento de informações
As Forças de Auto-Defesa do Japão e as forças dos EUA no Japão lançaram uma unidade conjunta que compartilhará, analisará e processará informações coletadas de seus ativos, incluindo drones e embarcações.
A Célula de Análise de Inteligência Bilateral Japão-EUA, ou Bilateral Intelligence Analysis Cell – BIAC, foi criada na Base Aérea Yokota dos EUA, em Tóquio.
Suzuki Yasuhiko e Ricky Rupp, comandante das Forças Aéreas dos EUA no Japão, participaram de uma cerimônia para marcar sua abertura na terça-feira (29).
O Ministério da Defesa do Japão informa que cerca de 30 efetivos de ambos os lados irão analisar informações e imagens coletadas por aeronaves e navios.
Entre eles estão os aviões americanos MQ-9 Reaper drones que entraram em operação na Base Aérea SDF Kanoya, na Prefeitura de Kagoshima, sudoeste do Japão, em novembro.
Algumas das informações coletadas serão compartilhadas em tempo real.
A célula é, alegadamente, a primeira organização especializada em compartilhar e analisar as informações coletadas pela SDF e pelas forças armadas americanas.
Autoridades de defesa japonesas dizem querer contribuir para a paz e estabilidade regional, fortalecendo a cooperação entre Japão e EUA em vigilância e outras atividades.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















