Governo de Tóquio e grupo industrial assinam acordo para promover painéis solares residenciais
O Governo Metropolitano de Tóquio se uniu a um grupo da indústria de energia solar para promover a instalação de painéis solares nos telhados das residências.
O governo de Tóquio e a Associação de Energia Fotovoltaica do Japão assinaram um acordo na sexta-feira (2).
O acordo diz que os dois lados irão cooperar no desenvolvimento de equipamentos, criando um canal para reciclar painéis usados e construir uma cadeia de fornecimento sustentável.
O objetivo da capital é tornar obrigatória a instalação de painéis solares em residências recém-construídas em abril de 2025.
A governadora de Tóquio, Koike Yuriko, disse que quer explicar os benefícios dos painéis solares aos residentes de Tóquio e trabalhar para tornar as energias renováveis uma fonte de energia chave.
O diretor, Koyano Toshihide, da associação disse que é importante que Tóquio assuma a liderança na redução das emissões de gases de efeito estufa em todo o país. Ele também disse que o grupo quer utilizar o acordo como uma oportunidade para fazer todos os esforços para promover os painéis solares.
O governo de Tóquio apresentou, na quinta-feira, à assembléia, uma emenda a uma portaria para tornar os painéis solares obrigatórios. Se promulgada, será a primeira de seu tipo no Japão.