Fabricantes japoneses de automóveis adequarão novos modelos com características de piloto automático parcial e condicional
As montadoras japonesas estão intensificando os movimentos para equipar seus novos modelos com tecnologias que emergem de seus esforços para desenvolver veículos totalmente autônomos.
A automação da direção tem seis níveis, de zero a 5. O governo procura colocar os serviços de mobilidade de nível 4 em uso prático por volta de 2025. Veículos de nível 4 executam, automaticamente, todas as tarefas de direção sob circunstâncias específicas.
A Honda Motor já equipou alguns de seus carros de luxo com características de Nível 3, que permitem que os veículos realizem, automaticamente ,a maioria das tarefas de direção sob certas condições.
Até agora, a empresa tem limitado a aplicação da tecnologia a veículos que se deslocam em vias expressas congestionadas a 50 quilômetros por hora ou menos.
Mas planeja aumentar o limite de velocidade para 120 quilômetros por hora, até a última metade da década de 2020.
A Honda também está procurando equipar quase todos os seus novos modelos com tecnologia de nível 2 até 2030. Ela permite que os veículos dirijam, acelerem e freiem automaticamente sob certas condições.
A Nissan Motor está tentando montar a tecnologia de direção Nível 2 em algumas de suas minivans a serem lançadas na primavera.
O alto funcionário da Honda, Tamagawa Yutaka, disse que sua empresa quer proporcionar mobilidade segura e confiável, ao mesmo tempo em que planeja maneiras de desenvolver tecnologias avançadas e aumentar sua prevalência na sociedade.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am