Continuam ataques russos contra instalações energéticas na Ucrânia
O governo ucraniano está trabalhando para enfrentar a grave escassez de energia, uma vez que os mísseis russos continuam a ter como alvo as instalações energéticas e outras infra-estruturas do país.
As ofensivas estão afetando a vida cotidiana das pessoas, uma vez que o inverno já chegou, completamente.
O governador da região ucraniana oriental de Dnipropetrovsk disse em um post de mídia social, no sábado, que mais de 30 ogivas de artilharia russas tinham danificado gasodutos e linhas de energia elétrica.
Os mísseis russos também atingiram o sul da Ucrânia.
O governador da região de Zaporizhzhia disse nas mídias sociais, na sexta-feira, que o objetivo do inimigo é destruir a indústria e a infraestrutura elétrica na capital da região.
No mês passado, as tropas ucranianas retomaram o controle da capital da região de Kherson e de outras áreas no lado ocidental do rio Dnipro.
As tropas russas expulsas continuam bombardeando do lado oriental do rio.
O governador de Kherson disse, no sábado, que as comunidades locais haviam perdido eletricidade novamente depois que os incêndios da artilharia russa danificaram uma rede elétrica.
O primeiro ministro ucraniano, Denys Shmyhal, disse em uma reunião do governo, na sexta-feira, que os Estados Unidos, Canadá, Japão e a União Européia estão ajudando os ucranianos através da entrega de dezenas de milhares de geradores.
Ele disse que pediu a um ministro encarregado de estabelecer uma sede de coordenação para facilitar o fornecimento e a distribuição de geradores.
Ele disse que o governo está trabalhando para garantir que cada família tenha luz, calor, água e comunicações.
O primeiro-ministro enfatizou os esforços contínuos para restaurar o fornecimento de energia elétrica como prioridade máxima.
O presidente russo Vladimir Putin manteve uma conversa telefônica com o chanceler alemão, Olaf Scholz, na sexta-feira.
Ele fundamentou os ataques russos dizendo que tais medidas se tornaram uma resposta inevitável aos ataques provocadores de Kyiv contra a infra-estrutura civil russa.
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am