Blinken enfatiza o compromisso dos EUA em ajudar a Ucrânia a restaurar o fornecimento de energia
O Secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, enfatizou que seu país acelerará os esforços para ajudar a Ucrânia a restaurar sua infra-estrutura danificada por ataques de mísseis russos.
Blinken falou com repórteres em Bucareste nesta quarta-feira (30), após uma conferência da OTAN.
Ele disse que nas últimas semanas, a Rússia bombardeou mais de um terço do sistema energético da Ucrânia, mergulhando milhões de pessoas no frio e na escuridão quando as temperaturas geladas começaram a baixar.
Ele disse que aquecimento, água e eletricidade para crianças, idosos e doentes são os novos alvos do presidente russo, Vladimir Putin.
Blinken disse que a estratégia de Putin “não funcionou e não vai funcionar”. Ele disse que os EUA e seus aliados “vão continuar a provar que ele está errado”.
Blinken anunciou, na terça-feira (29), um pacote de assistência energética no valor de 53 milhões de dólares para ajudar a Ucrânia a adquirir equipamentos para a rede elétrica.
Ele incluirá transformadores de distribuição, disjuntores e veículos.
Blinken disse que as autoridades americanas também estão estudando formas de fortalecer a defesa aérea para a infra-estrutura energética crítica na Ucrânia.
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am
- Terremoto de M5 atinge ilhas Toshima - 2 de julho de 2025 5:27 am