Ataques russos a Kherson deixam pelo menos sete mortos
O gabinete presidencial da Ucrânia informou que pelo menos sete pessoas foram mortas e 58 ficaram feridas nos recentes ataques russos a Kherson.
O vice-chefe do gabinete presidencial, Kyrylo Tymoshenko, anunciou as baixas nas mídias sociais no sábado (24). A Ucrânia retomou a cidade do sul das forças russas no mês passado.
Os promotores regionais de Kherson disseram que os mísseis russos visavam o centro, densamente povoado, da cidade.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, disse em um post de mídia social que os locais atacados “não são instalações militares. Isto não é uma guerra de acordo com as regras definidas. É terror”.
Ele criticou a Rússia por ataques contínuos a civis ucranianos durante o feriado de Natal.
Horas antes, o gabinete presidencial russo rejeitou a possibilidade de observar uma trégua durante o período de Natal e Ano Novo.
Alguns analistas advertem que as forças russas podem realizar ataques em larga escala em fevereiro ou no início de 2023.
O Wall Street Journal citou os diplomatas ucranianos e europeus como observando que a Ucrânia está considerando apresentar um plano de paz por volta de 24 de fevereiro, o primeiro aniversário da invasão russa.
Zelenskyy já propôs um plano de paz de 10 pontos que inclui a retirada da Rússia de todo o território ucraniano.
Espera-se que o novo plano exija grandes concessões da Rússia.
Os analistas dizem que a Ucrânia está tentando se preparar para tais negociações de trégua com base na vitória da guerra com uma ofensiva de inverno.
- Deslizamento em Aira, Kagoshima, deixa vítima fatais - 11 de agosto de 2025 12:44 am
- Irã alerta contra plano do “Trump Route” no Cáucaso - 11 de agosto de 2025 12:38 am
- Agência Meteorológica do Japão emite alerta de emergência para chuvas intensas em Kumamoto - 11 de agosto de 2025 12:34 am