Aliados de Putin temem visita à Belarus
O Presidente Vladimir Putin visitou pela primeira vez em três anos o aliado mais próximo da Rússia. Sua viagem à Bielorússia, na segunda-feira (19), alimentou os temores que ele está preparando para uma nova ofensiva na vizinha Ucrânia.
Putin tem se encontrado, repetidamente, durante a invasão, com o presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko. Ele disse que viajou para a capital, Minsk, para coordenar as políticas econômicas. Ele refutou as sugestões que os russos querem “absorver” qualquer um.
“Aqueles críticos externos, sem escrúpulos, ou não sabem do que estão falando, ou estão deliberadamente enganando pessoas que não sabem muito”, disse Putin.
Os líderes concordaram que suas forças continuariam a treinar juntos. Os russos usaram Belarus como plataforma de lançamento para ataques contra a Ucrânia. Mas o porta-voz de Putin, Dmitry Peskov, disse que as sugestões de que as tropas bielorrussas poderiam se juntar aos combates são “infundadas”.
Os líderes ucranianos disseram que estão preparados para qualquer cenário. Eles viram forças russas atacando novamente dentro e ao redor da capital, Kyiv. Os oficiais da Força Aérea ucraniana disseram que conseguiram abater 30 dos 35 drones. Mas eles não foram capazes de evitar mais danos à rede elétrica.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am